Tela Propriedades do Montador de Expressões

A tela Propriedades é composta basicamente por duas abas: Identificadores, onde é possível definir um valor constante para o objeto (Processamento ou Decisão), escolhendo entre os vários tipos de dados disponíveis. Na aba Fluxos e Funções, pode-se utilizar um fluxo já existente ou uma das funções disponíveis (cadastro de funções).

Logo abaixo, estão as Variáveis já definidas, e é possível adicionar (clicando no botão image74.gif), alterar (clicando no botão image199.gif) e excluir (clicando no botão image198.gif). O detalhamento sobre a criação dessas variáveis encontra-se no tópico Criando Identificadores (variáveis).


image1327.jpg

Esta tela é muito importante para o Montador de Expressões. É o local onde se concentram as funções e variáveis que irão executar a ação da expressão.

Barra de Ferramentas da tela Propriedades do Montador de Expressões

Aba Fluxos e Funções

image1353.jpg

Esta área é composta pelos seguintes componentes:

As funções disponíveis estão organizadas em pastas, agrupadas por categorias. Utilize uma função e implemente os parâmetros com as  constantes e variáveis da aba Identificadores. A depender da camada (destino) que o fluxo de ação tenha sido direcionado (salvo), o nome das funções não compatíveis fica na cor vermelha.

Observação: Existem restrições para usuários da versão Standard Edition. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.

Aba Identificadores

Geralmente as Constantes e Variáveis desta área são utilizadas para complementar os parâmetros das funções. Esta área é composta por:

Observações:

  1. Caso informe o nome do formulário principal de trabalho, pelo objeto Início, aparecerão todos os campos que fazem parte do SQL da consulta do formulário;

  2. Caso queira informar um campo que não faça parte da consulta do formulário principal, deverá substituir esta constante por uma função do tipo Abrir consulta ou Abrir conexão (aba Fluxos e Funções).

    1. Cor - permite selecionar uma cor para a expressão.

    2. SQL -permite selecionar entre uma das opções apresentadas ao lado da coluna Tipo. Utilize o botão wizard sql para acionar o Assistente de SQL;

    3. SQL Consulta - permite executar uma consulta seleção na origem de dados. Utilize o botão image213.gif para acionar o Assistente de SQL;

    4. SQL Atualização - permite executar uma consulta de alteração de dados (inserção, exclusão ou atualização) na origem. Utilize o botão image213.gif para acionar o Assistente de SQL;

    5. SQL Texto - permite digitar um SQL na caixa de texto ao lado da coluna Tipo;

    6. Componente - permite associar o valor da constante ao conteúdo de um Componente do formulário principal. Observação: será necessário informar o nome do formulário principal de trabalho, pelo objeto Início;

    7. Formulário - permite selecionar um formulário do sistema atual

    8. Procedimento - permite selecionar uma procedure do banco de dados e executá-la. Ao clicar sobre esta opção, aparece, automaticamente, um campo ao lado onde podemos selecionar o procedimento que será executado pelo fluxo.

Observação: Todos os tipos citados acima possuem o campo image217.gif como opção padrão.

image1328.jpg

Quando entra no modo de adição de variáveis, é exibida a tela os campos:

Após a criação do Identificador (variáveis), clique em image926.gif para salvar ou image927.gif para cancelar a operação.

Aba SQL

As opções desta aba só podem ser utilizadas quando a tela Propriedades for aberta por meio da tela Construtor SQL: Atualização (tela de configuração de uma transação de atualização - após a escolha da constante SQL Atualização para o primeiro parâmetro da função Executar Atualização). Ela é composta pelos componentes:

Juntamente com os campos da tabela escolhida, podem ser utilizadas funções da camada SQL.

Observação: Apesar de a aba Campo também aparecer na tela Propriedades, quando aberta pela tela Construtor SQL:Inserção/Construtor SQL:Exclusão (tela de configuração de uma transação de inserção/exclusão, respectivamente, nessa ordem - após a escolha da constante SQL Atualização para o primeiro parâmetro da função Executar Atualização), não são suportadas configurações para ela em ambos os casos.

Acesse um dos tópicos de Dicas e Truques que utilizam a tela Propriedades:

____________________________________________________________________________

image776.jpg

Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br