image134.gif   Texto Longo

Um componente Texto Longo tem características similares à Caixa de Texto, porém dá suporte a mais informações, podendo chegar a ter várias linhas listadas nele; por isso é ideal para campos que irão conter textos extensos.

A configuração é bastante simples, basta adicionar o campo a que ele se relaciona em uma determinada tabela e outras configurações mais simples com o título que ele recebe, etc.

Todos os componentes possuem Propriedades e Eventos. Para conhecê-los clique aqui.

Observações:

  1. Dentro de um formulário contendo um componente Texto Longo maior do que o formulário, ou seja, fora da área visual, só é possível visualizar os dados do componente se a Propriedade Barra de Navegação estiver desabilitada ou se o formulário estiver no estado de Inserção ou Alteração;

  2. O componente Texto Longo não deve ser utilizado no componente Grade, pois o componente pode apresentar inconsistência ao ser renderizado pelo navegador.

  3. O hiperlink criado pela da propriedade TextoRico na opção HTML Avançado não funciona;

  4. Não funciona nenhum evento no componente Texto Longo, caso esteja com as seguintes configurações: html e html basico.

  5. A barra de navegação horizontal e vertical apenas podem ser manipuladas quando o formulário se encontra em modo de edição/alteração ou quando não houver barra de navegação.

Propriedade Texto Rico - HTML Básico

 

image998.gif

 

 

O componente Texto Longo possui na propriedade "Texto Rico" o modo HTML Básico. Este modo, permite que algumas funcionalidades sejam implementadas junto ao componente, são elas:

Propriedade Texto Rico - HTML Avançado

image1008.gif

O componente Texto Longo possui na propriedade "Texto Rico" o modo HTML Avançado Este modo, permite que algumas funcionalidades sejam implementadas junto ao componente, são elas:

As propriedades a seguir não são suportadas pelo componente no Webrun:

Observações:

  1. Caso os eventos Ao Entrar e Ao Navegar contenha uma ação com intuito de alterar, substituir ou desfazer o conteúdo, contido no componente Texto Longo, este com a propriedade HTML Básico ou HTML Avançado, é necessário fazer esta alteração a partir de um fluxo chamado pela função Agendar Execução de Fluxo.

  2. Não é possível copiar e colar informações vindas de outro editor de texto (Word, Excel, OpenOffice...) para o componente memo/texto rico. As informações serão de fato salvas no componente e no banco, entretanto, caso tente visualizar as informações no relatório, não serão exibidas corretamente.

  1. Sobre o componente texto longo, com a propriedade de HTML avançado, os eventos Ao Modificar e Ao Sair passam a funcionar a partir da versão 2.7.0.20 do Webrun.

    • Para se obter o comportamento adequado do evento ao modificar desse componente, o conteúdo deve ser criado e/ou editado no próprio componente, pois, as validações de modificação consistes nas tags HTML predefinidas do componente.  Caso o conteúdo seja copiado de outro editor, o evento ao modificar não terá o comportamento correto.

Propriedades

Esta propriedade modifica a estrutura do componente, oferecendo o suporte à formatação do texto contido no componente. Contém as seguintes opções:


Quando o conteúdo do texto exceder a largura do componente, o texto continua a ser comportado na linha seguinte. Esta propriedade também é aplicada no momento da digitação, ou seja, caso o conteúdo seja extenso, o componente quebrará a linha automaticamente.

Determina o limite de caracteres que podem ser digitados no componente.

Propriedades e Eventos Comuns aos Objetos:

____________________________________________________________________________

image776.jpg

Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br