Definições do Formulário

Nesta seção, são definidas as características do formulário, envolvendo:

image1039.jpg

Com um formulário aberto, clique em definições, botão na paleta Objetos.

Essa tela é composta pelos seguintes componentes:



Editando projetos e visualizando na web - este vídeo demonstra a capacidade de desenvolvimento e visualização imediata do projeto na Web.

Botões da Barra de Ferramentas do Formulário

image1143.jpg

Observação: Caso algum botão pertencente a barra de navegação do formulário seja desabilitado através da tela de Definições do Formulário, a funcionlidade é removida do formulário. Exemplo: Caso o botão de Incluir esteja desabilitado, não será possível entrar em modo de Inserção no formulário, mesmo através de funções que o façam.

Aba Dados do Formulário

Nesta aba, encontram-se os seguintes elementos:

Na área do Select do formulário, executando um clique com o botão direito do mouse, ativa-se um menu pop-up, com as seguintes opções:

Aba Chaves e Atualização

Esta aba é composta por duas colunas:

Observação: É recomendado informar um campo como chave para melhor funcionamento de inserção, alteração e deleção de dados no Webrun. Caso o desenvolvedor não informe o campo chave, o Webrun irá considerar todos os campo como chave.

Aba Valor Padrão e Máscaras

Esta aba é composta por três colunas:

Há ainda a possibilidade de ser definida uma expressão que será interpretada pelo Webrun como um gerador de valores autoincrementais (identificadores numéricos únicos em tabelas, geradores - generators - ou sequências numéricas - sequences), a qual será composta pelo caracter "@" (arroba) concatenado com o nome do objeto autoincremental do banco de dados (exemplo: @nomedasequencia), exceto nos projetos criados no banco de dados Microsoft SQL Server. Quando o projeto tiver sido criado no banco de dados:

 Aba Extras

Aba utilizada para a definição de mensagens personalizadas de violação de chave primária ou chave estrangeira da tabela que está associada ao formulário, as quais se sobreporão às mensagens emitidas pelo banco de dados. São campos desta aba:

Observação: Caso a mensagem retornada ainda seja a original do banco de dados, será necessário efetuar algumas alterações no arquivo databases.xml:

  1. Abra o arquivo databases.xml que se se encontra em C:\Arquivos de programas\Softwell Solutions\Maker 2.7\Webrun 2\config.

  2. No grupo do banco que queira configurar, adicione nos seguintes parâmetros ExceptionPrimaryKey (para chave primária) e ExceptionForeignKey (para chave estrangeira) um valor com uma parte da mensagem do banco que será retornada, por exemplo:

<item>

<item-name>ExceptionPrimaryKey</item-name>
<item-param>Violation of PRIMARY</item-param>
<item-param>duplicate key</item-param>
<item-param>UNIQUE KEY</item-param>
<item-param>PARTE DA MENSAGEM RETORNADA</item-param>

</item>

  1. Após feita as configurações, reinicie o Tomcat.

____________________________________________________________________________

image776.jpg

Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br