Propriedades e Eventos

Ao abrir um formulário, aparecem, de imediato, na Paleta Objetos os componentes que poderão compô-lo. Todas as Propriedades vinculadas aos componentes estão relacionadas com sua apresentação no Webrun. Tanto para os Eventos quanto para as Propriedades terem efeito, é necessário atualizar o formulário, clicando no botão Atualizar (Tela de Trabalho do Webrun).

Propriedades

Aba Localizar

Aplicada para formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece com todas as abas que o compõem, inclusive a aba Localizar.

Abas

Aplicada para formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece sem nenhuma aba, mas mostra os componentes que integram a primeira aba dele.

Adicionar Item

Aplicada ao componente Lista Dupla - selecionada a opção Sim, o botão image477.gif utilizado para a retirada de um registro que estava contido na área esquerda do componente (disponível) e, em seguida, inclusão do mesmo registro na área direita do componente (selecionado), fica visível.

Adicionar Todos

Aplicada ao componente Lista Dupla - selecionada a opção Sim, o botão image479.gif utilizado para a retirada de vários registros que estavam contidos na área esquerda do componente (disponíveis) e, em seguida, inclusão do mesmos registros na área direita do componente (selecionados), fica visível.

Ajuda

Aplicada a todos os componentes, exceto para subformulário - Clicando sobre o botão image482.gif nessa opção, aparece uma janela para que o desenvolvedor possa descrever qual a função do componente/formulário. Esta funcionalidade não se aplica ao Webrun, pois a mesma serve apenas de apoio para documentação automática do Maker.

Alinhamento Horizontal

Aplicada ao componente Texto - determina o alinhamento horizontal do conteúdo do componente. Este alinhamento pode ser à direita, ao centro ou a esquerda.

Alinhamento Vertical

Aplicada ao componente Texto - determina o alinhamento vertical do conteúdo do componente. Este alinhamento pode ser o topo, a base ou ao centro.

Altura

Aplicada para todos os componentes e para o objeto formulário - determina a altura.

Altura do Zoom

Aplicada ao componente Imagem - após a seleção da opção Galeria da propriedade Tipo de Exibição, pode ser definido o valor que será utilizado para o zoom da altura (proporção em relação à largura) da imagem.

Apenas Leitura

Aplicada para Caixa de Texto, Check, Grade, Imagem, Lista, Lista Dinâmica, Opções e Texto Longo - Selecionando a opção Sim, o componente aparece somente em modo de leitura, não podendo ser editado.

Apresentação

Aplicada apenas a formulário - Selecionando a opção Desktop, o formulário aparece em uma nova janela sem a barra de menu e de ferramentas padrão do browser. Selecionando a opção Web, o formulário aparece com a barra de menu e de ferramentas padrão do browser.

Barra de Rolagem

Aplicada apenas ao formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece com uma barra de rolagem horizontal/vertical, caso tenham sido colocados componentes em uma área do formulário que exceda os seus limites (largura e altura, no Maker) quando apresentado no Webrun.

Observação: Para que as barras de rolagem apareçam, é necessário que o usuário feche o formulário (janela do browser) que foi editado no Maker, se ele estiver aberto, clique no botão Recarregar Menus constante no menu superior direito da janela principal do Webrun e volte a abrir o formulário.

Borda

Aplicada apenas ao componente Árvore - selecionando a opção Sim, aparecerá uma área (imagem de um quadrado) delimitando o área do componente.

Botão Maximizar

Aplicada apenas ao formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece com o botão Maximizar na barra de título.

Observação: A proriedade Botão maximizar é funcional apenas no navegador Internet Explorer.

Campo

Aplicada para Caixa de Texto, Check, Imagem, Lista, Lista Dinâmica, Opções, Texto e Texto Longo - São disponibilizados para seleção todos os campos da fonte de dados que está vinculada ao formulário. Quanto ao componente:

Campo-Chave

Aplicada para os componentes Árvore e Lista Dinâmica. Quanto ao componente:

Campo-Chave Principal

Aplicada ao componente Lista Dupla - campo chave (identificador único) selecionado durante a configuração da propriedade SQL Principal, o qual identifica a tabela que se quer relacionar com a tabela associada ao formulário no qual está contido o componente.

Campo Chave Selecionados

Aplicado ao componente Lista Dupla - campo ao qual será atribuído o código do registro que é selecionado na área esquerda do componente.

Campo Ícone

Aplicado ao componente Árvore - Deve ser selecionado nesta propriedade um campo contendo um GUID que seja a identificação da imagem na Galeria de Imagens (FR_IMAGEM). Em vez do Webrun utilizar a imagem padrão para os nós da árvore e itens destes nós, serão utilizadas as imagens contidas em cada registro do campo GUID selecionado.

Campo Lista

Aplicado para os componentes Árvore e Lista Dinâmica. Quanto ao componente:

Campo Lista Principal

Aplicado ao componente Lista Dupla - campo que descreve o campo escolhido na propriedade Campo-Chave Principal e que foi selecionado durante a configuração da propriedade SQL Principal, o qual identifica a tabela que se quer relacionar com a tabela associada ao formulário no qual está contido o componente.

Campo Lista Selecionados

Aplicado ao componente Lista Dupla - campo que descreve o código do registro que é selecionado na área esquerda do componente. Normalmente é feita uma junção entre a tabela que contém os registros que aparecem na área esquerda do componente (registros disponíveis) e a tabela que relaciona as tabelas do formulário e dos registros disponíveis para projetar o campo da descrição do registro selecionado.

Campo Pai

Aplicado apenas ao componente Árvore - é o campo que está marcado como campo de autorelacionamento na fonte de dados associada ao formulário. Caso se queira apenas mostrar uma lista simples (sem níveis) pelo componente Árvore, pode ser informado manualmente o valor NULL nesta propriedade. Exemplo: Imagine uma tabela "Funcionário", em que há um campo contendo o código do gerente do funcionário, e o gerente também é um funcionário.

Campo Versão

Aplicado ao objeto Formulário - o campo da fonte de dados informado nesta propriedade armazena o identificador da transação mais antiga dentre as que estão ativas na edição de um registro. Havendo uma transação mais recente apontando para o mesmo registro (para o qual a transação mais antiga aponta), esta será confirmada ou desconsiderada a depender do tipo da transação. Quando um novo formulário é criado pelo "Assistente de Criação de Novo Formulário" ou pelo "Assistente de Criação de Múltiplos Formulários", o Maker reconhece o identificador da fonte de dados automaticamente, vinculando-o a esta propriedade. Se o projeto tiver sido criado no banco de dados:

Observação: Para os demais bancos de dados, verifique na documentação do fornecedor correspondente, qual tipo de dados se adequa.

Carga Postergada

Aplicada apenas ao componente Árvore - se for marcado o valor Não, os subitens do item (superior) só serão consultados no momento que ele (item) receber um clique (no formulário do Webrun);

Centralizado

Aplicada apenas para formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece na parte central da tela. Selecionando a opção Não, o formulário aparece na posição em que foi salvo pela última vez no Maker.

Código

Aplicado a todos os componentes e para formulário - informa o código gerado pelo Maker ao qual o componente/formulário foi associado. De forma geral, não interfere nas características do componente.

Colunas

Aplicadas para os componentes Grade e Opções. Quanto ao componente:

Observação: Considerando que o usuário tenha definido o valor Não para a propriedade Editável do componente Grade:

Considerar Ordenação

Aplicada ao componente Moldura - selecionando a opção Sim, serão consideradas as opções Trazer para frente e Enviar para trás do item Controles do menu suspenso. Assim, caso o componente Moldura esteja posicionado atrás de um outro componente e tenha sido selecionada a opção Trazer para frente, então as bordas do componente Moldura se sobreporão ao outro componente.

Conteúdo

Aplicado para o componente Caixa de Texto - ao tentar informar um valor no componente (em modo de execução pelo Webrun), tendo selecionando a opção:

Conteúdo da Legenda

Aplicado ao componente Gráfico - configura a exibição de valores e títulos na legenda. Entre as opções listadas, escolha:

Cor

Aplicada aos componentes Caixa de Texto, Check, Grade,  Lista, Lista Dinâmica,Texto, Texto Longo, Opções e formulário - são disponibilizadas várias cores para que o usuário possa alterar a cor de fundo-padrão (branco) do componente ou objeto formulário.

Observações:

  1. Os componentes Caixa de Texto, Grade, Lista dinâmica, Lista, Texto Longo, Árvore e Texto aplicam a cor de fundo selecionada independente da propriedade Habilitado (de cada componente) estiver marcada como Sim ou Não. Já os componentes Lista dupla, Check, Opções e Botão só aplicam a cor de fonte selecionada quando a propriedade Habilitado estiver marcada como Sim.

  2.  Especificamente para o componente Texto, fica definido que o valor -1 na propriedade definirá Transparente para cor de fundo. Dessa forma, o componente não ficará com fundo cinza.

Cor Condicional

Aplicada apenas ao componente Grade - clicando sobre o botão image482.gif da opção CorCondicional, aparece a tela Editor condicional de cores para grade. Para criar condições, utilize a barra de navegação e edição superior (execute a mesma atividade para criar, na grade inferior, registros que serão vinculados ao registro (posicionados na grade superior) que estiver em foco no momento da criação do registro inferior. Assim que conclusas as configurações nesse formulário, o usuário deve clicar no botão OK para confirmar. São operações para que o usuário possa criar uma condição:

  1. Clicar no botão image482.gif da coluna Condição (grade superior) e na tela que se abre, a tela Montador de Expressões, informe a expressão condicional. São componentes/agrupamentos da tela:

    1. o campo Condição (em estado editável), local no qual aparece a expressão montada;

    2. o agrupamento Operandos, local no qual constam: botões representando números, caixa de texto contendo os campos oriundos da fonte de dados vinculada ao formulário que simula a grade e o botão Adicionar;

    3. o agrupamento Operadores Aritméticos, local no qual constam botões representando operadores aritméticos;

    4. o agrupamento Operadores Lógicos, local no qual constam botões representando operadores lógicos;

    5. o agrupamento Operadores Relacionais, local no qual constam botões representando operadores relacionais;

    6. o agrupamento String, local no qual constam botões representando aspas simples e duplas e;

    7. o botão Testar, que é usado para verificar se a estrutura da condição está correta. Após um clique no botão, caso a condição esteja certa, aparece a mensagem Ok! Expressão Correta, caso contrário, aparece a mensagem Não é uma expressão lógica.

  1. Clicar no botão image482.gif da coluna Cor para abrir a tela também chamada de Cor e, nessa última tela, selecionar a cor que aparecerá no fundo do componente vinculado ao campo selecionado (item abaixo). Para confirmar a escolha, clique no botão OK, caso contrário, clique em Cancelar;

  2. Selecionar os campos que serão o foco da condição.

Observação: Para que esta propriedade possa ser utilizada, a propriedade Formulário deve ser configurada anteriormente.

Cor da Legenda

Aplicada ao componente Gráfico - define uma cor de preenchimento para a legenda.

Descrição

Aplicada a todos os componentes exceto para os componentes Árvore, Grade, Moldura, Imagem e para o objeto formulário - É a legenda que aparece sobre o componente para identificar (resumidamente) qual a sua função.

Observação: Ao selecionar um determinado campo o Maker irá sugerir uma descrição obtida no dicionários de dados, caso o usuário deseje deixar o campo da descrição em branco basta apagá-lo e clicar fora do componente.

Descrição Principal

Aplicada ao componente Lista Dupla - descrição que identifica a área dos registros que estão disponíveis para seleção.

Descrição Selecionados

Aplicada ao componente Lista Dupla - descrição que identifica a área dos registros que foram selecionados e estão relacionados com o registro corrente no formulário.

Dica

Aplicada a todos os componentes exceto para Subformulário. Digite o contexto de ajuda no espaço da propriedade ou clique sobre o botão image482.gif (Construtor) acionando a tela Editor de Texto. No Webrun, para visualizar a descrição, o usuário deve estar em modo de inserção ou alteração do conteúdo do campo correspondente e pressionar a tecla F1 ou apenas posicionar o ponteiro do mouse sobre o campo.

Duplo Clique

Aplicado ao componente Lista Dupla - selecionada a opção:

Editável

Aplicada apenas ao componente Grade - Selecionando a opção Sim, quando o usuário for incluir ou editar qualquer registro no componente grade, o formulário que está vinculado a ela se abre para que ocorra a ação desejada. Vale ressaltar também que todos os componentes do formulário que estão vinculados à grade aparecerão independente de terem sido escolhidos na propriedade Colunas. Selecionando a opção Não, qualquer inclusão ou edição de registro será executada no próprio componente, aparecendo apenas as colunas selecionadas na propriedade Colunas.

Entrar como pesquisa

Aplicada apenas ao objeto formulário - Selecionando a opção Sim, quando o formulário abre, a primeira aba que aparece é a aba Localizar. Deve-se observar que o botão image483.gif (Exibir todos os registros) não terá sua função disponível neste estado (já que os registros não foram carregados).

O custo de exibir dados de tabelas com muitos registros no ambiente Web é superior para sistemas desktop. Amortizar o impacto desse custo requer algumas estratégias que podem ser implementadas no Maker. Como por exemplo: ao acessar um formulário de pesquisa, o Maker solicita ao usuário que filtre os dados. Dessa forma a eficiência do seu sistema é assegurada.

Quando a Propriedade Entrar como Pesquisa é ativada, executando o formulário no Webrun, a aba Localizar é aberta inicialmente e os registros não são exibidos. Para mostrá-los é necessário preencher pelo menos um dos campos do filtro. Observe que a barra de navegação do último registro está inativo. Essa funcionalidade é uma estratégia para evitar com que os registros sejam carregados na tela.

Estilo

Aplicada apenas aos componentes Lista Dinâmica e Moldura - Quanto ao componente:

Estilo da Legenda

Aplicada ao componente Gráfico - permite especificar os valores que serão apresentados na legenda. Selecione entre as opções:

ExcluirSeInvisível

Aplicado apenas ao componente Subformulário - como explicado abaixo na propriedade Parâmetro, quando o usuário confirma a inserção de um registro em qualquer formulário que contenha um Subformulário, os parâmetros de ligação são passados do formulário para o Sub-Formulário. Selecionando a opção Sim nesta propriedade, o registro só será gravado no formulário e os parâmetros não serão repassados para o Subformulário.

Exibição da Imagem

Aplicada apenas ao componente Imagem, à área do formulário e para imagem de fundo do projeto. Selecionando a opção:

Observação: Caso o componente esteja vinculado a um campo da fonte de dados do formulário, a exibição da imagem sempre será estendida.

Fonte

Aplicada aos componentes Botão, Caixa de Texto, Check, Grade, Lista, Opções, Texto e Texto Longo - clicando sobre o botão image482.gif nesta opção, aparece a janela Fonte para que o usuário possa editar as configurações relativas à fonte que aparece no componente. São elas:

Observações:

  1. Os componentes Caixa de Texto, Grade, Texto Longo, Árvore e Texto aplicam a cor de fonte selecionada independente da propriedade Habilitado (de cada componente) estiver marcada como Sim ou Não.

  2. Para confirmar as alterações, o usuário deve clicar no botão OK, caso contrário, deve clicar no botão Cancelar.

Fonte de Dados

Aplicada ao componente Lista Dinâmica - lista as conexões adicionais que foram configuradas no projeto. Assim que for selecionada uma conexão adicional, a árvore de entidades (tabelas e visões) que aparece na janela Assistente SQL da propriedade SQL mostra todas as entidades relativas à conexão escolhida.

Observação: Quando uma entidade (tabela) de uma conexão adicional for utilizada como Fonte de Dados pelo Formulário, será possível executar as mesmas ações das que são possíveis para a um formulário vinculado a uma fonte de dados oriunda da conexão principal.

Fonte Descrição Principal

Aplicada ao componente Lista Dupla - utilizada para edição da fonte contida na expressão definida para a propriedade Descrição Principal. Esta propriedade é idêntica à propriedade Fonte.

Fonte Descrição Selecionados

Aplicada ao componente Lista Dupla - utilizada para edição da fonte contida na expressão definida para a propriedade "Descrição Selecionados". É semelhante à propriedade Fonte.

Forma

Aplicada ao componente Moldura - Quando selecionada a opção:

Formulário

Aplicado aos componentes Botão, Grade, Lista Dinâmica e Subformulário - Quando selecionada a opção:

Grade Mestre

Aplicada ao componente Grade - permite que trabalhe com dois componentes Grade em que, um é identificado como Mestre e outro de Detalhe. A grade mestre irá definir o valor filtrado para a grade detalhe.

Observação: Caso a propriedade Grade Mestre esteja definida, a propriedade Parâmetros será ignorada.

Habilitado

Aplicada aos componentes que possuem tal propriedade. Selecionando a opção Sim, o componente aparece habilitado para poder ser editado ou manipulado.

Observação: Os componentes Caixa de Texto, Grade, Lista dinâmica, Lista, Texto Longo, Árvore e Texto aplicam a cor de fundo selecionada independente da propriedade Habilitado (de cada componente) estiver marcada como Sim ou Não. Já os componentes Lista dupla, Check, Opções e Botão só aplicam a cor de fonte selecionada quando a propriedade Habilitado estiver marcada como Sim.

Imagem

Aplicada aos componentes Botão e Imagem ao objeto formulário - clicando sobre o botão image482.gif nesta opção, aparece a tela Galeria de Imagens para que o usuário possa escolher uma imagem que ficará vinculada ao componente. São ações que podem ser executadas pelo usuário na janela Galeria de Imagens:

Observação: A partir da versão 2.6.2.7, é possível acrescentar o caminho relativo de uma imagem em uma consulta SQL e associá-la ao componente Imagem, desta forma, o Webrun buscará a imagem no caminho descrito. Ex.:

Para o SQL abaixo:

Select

   fr_acao.aco_codigo,

   fr_acao.aco_nome,

   'Skins/Default/advanced_query.gif' As "Imagem"

From

   fr_acao

Se associarmos o componente Imagem ao campo "Imagem" do SQL acima, o Webrun exibirá a imagem 'advanced_query.gif' relativa ao seu contexto.

Imagem Principal

Seleciona uma imagem para ser exibida como o plano de fundo do sistema criado. A imagem selecionada ficará com a borda laranjada e a imagem deve existir primeiramente no Cadastro de Imagens;

Observações:

  1. Ao alterar uma imagem selecionada nesta propriedade, para que as alterações entrem em vigor é necessário limpar o cache do navegador e em seguida reiniciar o sistema.

  2. Esta é uma propriedade do sistema e pode ser acessada a partir de um clique com botão direito do mouse sobre a área de trabalho do Maker.

Impressão digital

Aplicada ao componente Imagem - o usuário deve selecionar o campo (fonte de dados vinculada ao formulário) no qual será gravado o código da impressão digital.

Lista

Aplicada aos componentes Lista e Opções - clicando sobre o botão image482.gif nessa opção, aparece a tela Lista de valores e descrição. Essa tela contém:

Largura do Zoom

Aplicada ao componente Imagem - após a seleção da opção Galeria da propriedade Tipo de Exibição, defina o valor que será utilizado para o zoom da largura (proporção em relação à altura) da imagem.

Máscara

Aplicada ao componente Lista Dinâmica - utilizada para definir a apresentação do valor do campo. Esta propriedade somente se aplica a valores "Texto", "Fracionado"e "Inteiro".

Modal

Aplicada ao objeto formulário - selecionando a opção Sim, o formulário será objeto com janela exclusiva, ou seja, o formulário recebe o foco de objeto principal, impedindo a manipulação de outro formulário.

Ressaltamos que ao abrir um formulário modal, o usuário não terá acesso a tela principal do sistema, pois a mesma ficará bloqueada. Como a permanência da sessão é dada pelo Webrun na tela principal do sistema, esta para de executar sua requisição por causa da tela modal. Assim a sessão expira no tempo determinado no parâmetro Tempo

Observação: Esta funcionalidade não funcionará na versão 2 do navegador Mozilla Firefox, porém na versão 3 funcionará normalmente.

Mostrar Grade

Aplicada ao componente Gráfico - ativa ou desativa a exibição das Grades do gráfico.

Mostrar Legenda

Aplicada ao componente Gráfico - selecionando a opção Sim, a legenda do componente será exibida. A exibição da Legenda depende também que a opção Aparecer na Legenda (campo Check da tela Propriedades da Série) esteja marcada e também a opção Mostrar (tela Gráfico, aba Opções).

Mostrar 3D

Aplicada ao componente Gráfico - apresenta o gráfico em uma visão tridimensional.

Navegação

Aplicada ao objeto formulário - selecionando a opção Sim, o formulário aparece com a barra de ferramentas visível.

Nome

Aplicada a todos os componentes e para o objeto formulário - apresenta o nome do componente. O Maker sugere um nome diferente dos nomes dos componentes existentes no formulário para evitar que mais de um componente possua o mesmo nome.

Paginação

Aplicada aos componentes Grade e Lista Dinâmica - a valor-padrão desta propriedade é 0 (zero) e, se for mantido esse valor, o componente:

Parâmetros

Aplicada aos componentes Árvore, Botão, Grade, Lista Dupla e Subformulário - para que seja possível configurar essa propriedade, é necessário, antes, executar a configuração explicada na propriedade Formulário, e em seguida, acesse o tópico Campos de Ligação.

Parâmetros Principal

Aplicada ao componente Lista Dupla - caso se queira filtrar os dados da área esquerda do componente, deve ser relacionado um (ou mais) campo da tabela associada ao formulário a um (ou mais) campo correspondente na tabela que contém os registros que poderão ser selecionados. Esta propriedade é idêntica à propriedade Parâmetros.

Parâmetros Selecionados

Aplicados ao componente Lista Dupla - deve ser relacionado o campo-chave da tabela associada ao formulário ao campo correspondente (chave estrangeira) na tabela que contém os campos que relacionam as tabelas. Esta propriedade é idêntica à propriedade Parâmetos.

Posição da Legenda

Aplicada ao componente Gráfico - determina o posicionamento da legenda na área do gráfico. Contém as seguintes opções:

Posição X

Aplicada a todos os componentes, exceto ao objeto formulário - determina a posição do componente em relação à esquerda do formulário.

Posição Y

Aplicada a todos os componentes, exceto ao objeto formulário - determina a posição do componente em relação ao topo do formulário.

Quebra Automática...

Aplicada aos componentes Texto e Texto Longo - assim que o texto que o usuário estiver digitando exceder o limite da largura do componente, o texto continua a ser comportado na linha seguinte.

Remover Item

Aplicado ao componente Lista Dupla - selecionada a opção Sim, o botão image480.gif utilizado para a retirada de um registro que estava contido na área direita do componente (selecionado) e, em seguida, inclusão do mesmo registro na área direita do componente (disponível), fica visível.

Remover Todos

Aplicado ao componente Lista Dupla - selecionada a opção "Sim", o botão image481.gif utilizado para a retirada de vários registros que estavam contidos na área direita do componente (selecionados) e, em seguida, inclusão do mesmos registros na área esquerda do componente (disponíveis), fica visível;

Senha

Aplicada ao componente Caixa de Texto - selecionando a opção Sim, o texto do componente é substituído por asteriscos (*), independentemente do estado em que se encontre o formulário no qual está inserido.

Séries

Aplicada ao componente Gráfico - principal propriedade para a configuração geral do gráfico, envolvendo dados, estilos, conteúdo e outros.

SQL

Aplicado ao objeto formulário - este item é pré-requisito para o perfeito funcionamento das propriedades de que tratam as propriedades Campo-Chave e Campo-Lista. Clicando sobre o botão image482.gif nesta opção, aparece a tela Assistente SQL para que o usuário possa criar a fonte de dados que comporá o componente.

SQL Principal

Aplicado ao componente Lista Dupla - consulta que contém a tabela que se quer relacionar com a tabela associada ao formulário no qual está contido o componente. Esta propriedade é idêntica à propriedade SQL.

SQL Selecionados

Aplicados ao componente Lista Dupla - consulta que contém a tabela que possui os campos que relacionam registros da tabela associada ao formulário e a tabela selecionada na consulta da propriedade SQL Principal (registros disponíveis). Esta propriedade é idêntica à propriedade SQL.

Subformulário

Aplicada aos componentes Grade e Lista Dinâmica - selecionando a opção Sim, será possível abrir o formulário (propriedade Formulário) pelos componentes:

Tabulação

Aplicada a todos os componentes, exceto Texto e Moldura e ao objeto formulário - Indica a ordem de tabulação do componente em relação aos outros que compõem a aba do formulário na qual está posto. Essa ordem pode ser observada quando o usuário altera o estado do formulário/grade para o modo de inclusão ou edição e navega entre os componentes/campos usando a tecla Tab.

Tabular

Aplicada a todos os componentes, exceto Texto e Moldura e ao objeto formulário - selecionando a opção Sim, quando o usuário estiver navegando entre os componentes, como foi descrito no item anterior, o componente receberá foco (observada a ordem de tabulação).

Observações:

Tamanho

Aplicado a todos - determina a largura do componente ou formulário.

Tamanho Máximo

Aplicado aos componentes Caixa de Texto e Texto Longo e ao objeto formulário - Determina a largura do componente ou formulário.

TextoRico

Aplicado ao componente Texto Longo é utilizado para modificar a estrutura do componente, oferecendo o suporte à formatação do texto contido no componente. Contém as seguintes opções:

Tipo

Aplicado aos componentes Caixa de Texto, Check, Grade, Lista, Opções e Texto Longo - permite escolher um tipo de dado para se aplicar uma máscara. Caso o campo não esteja ligado ao banco, ela deverá ser usada junto com a propriedade Conteúdo.

Observações:

  1. A propriedade Tipo aplicada ao componente Lista Dinâmica está depreciada.

  1. Só serão validadas datas vinculadas ao componente caixa de texto, se o mesmo possuir ligação com o banco de dados.

Tipo de Exibição

Aplicado ao componente Imagem - disponibiliza as opções:

Título

Aplicado ao componente Gráfico - esta propriedade define título principal do gráfico.

URL

Aplicada ao componente Imagem - utilizado para apresentar uma imagem contida em qualquer site, bastando para isso que o usuário informe o endereço no qual ela pode ser encontrada (exemplo: http://www.google.com.br/intl/pt-BR_br/images/logo.gif).

Valor Desmarcado

Aplicado ao componente Check - se o componente estiver desmarcado no momento da confirmação da inclusão ou edição de um formulário/grade, o valor informado pelo usuário nesta propriedade é o valor que será gravado no campo da fonte de dados vinculada ao formulário/grade.

Valor Marcado

Aplicado ao componente Check - se o componente estiver marcado no momento da confirmação da inclusão ou edição de um formulário/grade, o valor informado pelo usuário nesta propriedade é o valor que será gravado no campo da fonte de dados vinculada ao formulário/grade.

Valores

Aplicados aos componentes Lista e Opções - esta propriedade possui a mesma função da propriedade descrita pela propriedade Lista.

Visível

Aplicada a todos os componentes, com exceção da Moldura e do objeto formulário - Selecionando a opção Sim, o componente aparece no formulário.

Eventos

Todos os componentes/formulários possuem Eventos vinculados a eles. Para configurar um evento de um componente/formulário, clique com o botão direito do mouse e no menu suspenso que se abre e escolha qualquer um dos eventos disponíveis em Eventos.

Antes de Adicionar Item

Aplicado apenas para o componente Lista Dupla - o evento ocorre entre o momento que o usuário clica sobre o botão image477.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área esquerda do componente (disponível) e a inclusão dele na área direita do componente (selecionado).

Antes de Adicionar Todos

Aplicado apenas para o componente Lista Dupla - o evento ocorre entre o momento em que o usuário clica sobre o botão image479.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área esquerda do componente (disponível) e a inclusão dele na área direita do componente (selecionado).

Antes de Contrair

Aplicado apenas para o componente Árvore - o evento ocorre entre a execução de um clique no símbolo "-" (menos) que fica à esquerda da pasta (nó) e antes da contração efetiva da pasta.

Observação: Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.

Antes de Deletar

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário confirma a exclusão de um registro no formulário, mas antes de o registro ter sido excluído efetivamente.

Antes de Expandir

Aplicado apenas para o componente Árvore - o evento ocorre entre a execução de um clique no símbolo "+" (mais) que fica à esquerda da pasta (nó) e antes da expansão efetiva da pasta.

Observação: Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.

Antes de Alterar

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário altera um registro já existente e confirma a gravação das alterações feitas, mas antes do registro ter sido gravado efetivamente.

Observação: Este evento só é disparado após validação do(s) campo(s) obrigatório(s) existente(s) no formulário ao qual o evento está associado. Esta mesma observação é válida para o evento Antes de Inserir.

Antes de Inserir

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário confirma a inclusão de um registro, mas antes de o registro ter sido gravado efetivamente.

Antes de Remover Item

Aplicado apenas para o componente Lista Dupla - o evento ocorre entre o momento em que o usuário clica sobre o botão image480.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área direita do componente (selecionado) e a inclusão dele na área esquerda do componente (disponível).

Antes de Remover Todos

Aplicado apenas para o componente Lista Dupla - o evento ocorre entre o momento em que o usuário clica sobre o botão image481.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área direita do componente (selecionado) e a inclusão dele na área esquerda do componente (disponível).

Ao Clicar

Aplicado a todos os componentes, com exceção do Sub-Formulário, da Lista Dupla e do objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário efetua um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o componente ou quando o componente for um botão, pressionando a tecla Enter.

Para o componente Árvore - o evento ocorre entre o momento em que o usuário clica sobre a pasta ou sobre um item de uma pasta ().

Observações:

  1. Ao utilizar este evento no componente Grade, ou em um componente Botão dentro de uma Grade, com a função Grade - Obter Linha Selecionada, sempre irá obter a linha anteriormente marcada. Este comportamento ocorre devido a ação de focar a linha ser executada depois da ação do fluxograma executado, ou seja, primeiro o fluxo que obtém o valor da linha é executado e depois a linha é focada.

  2. Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.

  3. O evento Ao Clicar é anulado nos componentes Check, Opções, Imagem, Texto Longo (HTML Básico) e Texto Longo (HTML Avançado) quando os mesmos estão com a propriedade Apenas Leitura marcada como SIM.

Ao Duplo Clicar

Aplicado aos componentes Árvore, Grade e Lista Dupla. Quanto ao componente:

Ao Entrar

Aplicado aos componentes Caixa de Texto, Grade, Lista, Lista Dinâmica e Texto Longo e ao objeto formulário - no caso de um:

Observação: Caso este evento contenha uma ação com intuito de alterar, substituir ou desfazer o conteúdo, contido no componente Texto Longo, este com a propriedade HTML Básico ou HTML Avançado, é necessário fazer esta alteração a partir de um fluxo chamado pela função Agendar Execução de Fluxo.

Ao Modificar

Aplicado aos componentes Grade, Caixa de Texto, Check, Lista Dinâmica, Imagem, Lista, Opções e Texto Longo - o evento é executado assim que o usuário efetua qualquer modificação no valor contido no componente e também quando navega entre os registros, desde que o valor contido no componente em um registro difira do valor contido no componente para o qual o usuário navegar: o próximo registro ou o registro anterior.

 

Observações:

Ao Navegar

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário abrir o formulário ou ao navegar entre os registros.

Observações:

  1. Caso o evento seja associado a um formulário que contenha um subform,o mesmo não será válido a este componente.

  2. Caso este evento contenha uma ação com intuito de alterar, substituir ou desfazer o conteúdo, contido no componente Texto Longo, este com a propriedade HTML Básico ou HTML Avançado, é necessário fazer esta alteração a partir de um fluxo chamado pela função Agendar Execução de Fluxo.

Ao Preencher Lista

Aplicado ao componente Lista Dinâmica - esta ação deve ser utilizada em conjunto com o método Executar Regra de negócio (tela Ações - usada para associar ações e fluxos aos componentes ou objeto formulário. Acionada pelo botão image482.gif presente no campo dos Eventos). Na propriedade Nome do método citado, deve ser selecionado um fluxo de ações que retorne uma lista com as opções que poderão ser selecionadas pelo usuário no componente. Após ter sido feita essa configuração, a configuração desenvolvida para as propriedades do componente SQL, CampoChave e CampoLista deverão ser desfeitas.

O Webrun envia 3 parâmetros de entrada no fluxo "Ao Preenche Lista", são eles:

1 - Constante de controle interno de valor 3;

2 - Valor que o usuário digitou no filtro da Lista Dinâmica;

3 - Tipo de filtro selecionado:

1=Igual

2=Contendo

3=Iniciando com

4=Terminando com.

 

O filtro deve ser feito internamente no fluxograma e retornar um objeto mapa de acordo com a regra de negocio do fluxo.

Ao Pressionar Tecla

Aplicado aos componentes Caixa de Texto, Texto Longo, Lista Dinâmica, e ao objeto formulário. O fluxo de ação associado a este evento deve possuir cinco parâmetros de entrada (três do tipo Lógico, um do tipo Inteiro e um do tipo Letras, respectivamente nesta ordem), os quais são preenchidos automaticamente pelo Webrun no momento da execução do fluxo. Por padrão (opcional), sugere-se para os nomes dos parâmetros de entrada Alt, Crtl,e Shift para cada tipo Lógico, Código da Tecla para o tipo Inteiro e Caracter da Tecla para o tipo Letras.

Observações:

  1. O evento é disparado quando QUALQUER tecla for pressionada. Isso não vale para as teclas Alt, Ctrl e Shift, pois elas são capturadas quando executadas em conjunto com outra tecla. Exemplo: Ctrl + S.

  2. O evento não detecta o disparo das teclas Tab, Enter, Backspace e Setas de Navegação uma vez que essas teclas possuem o efeito de tabulação e acesso para o próximo componente. Logo, caso queira que ocorra algo quando essas teclas sejam pressionadas, deve ser utilizado no evento Ao Sair.

  3. Caso o evento Ao Pressionar Tecla associado a um componente retorne CANCELEVENT, o evento não será propagado, ou seja, poderá ser criada uma verificação em um fluxo que a depender do resultado, permite impedir que um determinado conteúdo não vá diretamente para o componente. Exemplo:

    1. Caso o usuário tecle a letra "a", podemos verificar, no fluxo, caso o caractere tenha sido "a" retornamos "CANCELEVENT" (Letras) e desta forma o caractere "a" não será escrito no componente.

  1. Observações sobre alguns componentes:

Ao Sair

Aplicado aos componentes Caixa de Texto, Lista, Lista Dinâmica, Texto Longo e ao objeto formulário. No caso de um:

Depois de Adicionar Item

Aplicada ao componente Lista Dupla - O evento ocorre após o momento que o usuário clica sobre o botão image477.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área esquerda do componente (disponível) e a inclusão dele na área direita do componente (selecionado).

Depois de Adicionar Todos

Aplicado ao componente Lista Dupla - o evento ocorre após o momento em que o usuário clica sobre o botão image479.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área esquerda do componente (disponível) e a inclusão dele na área direita do componente (selecionado).

Depois de Contrair

Aplicado ao componente Árvore - o evento ocorre após a execução de um clique no símbolo "-" (menos) que fica à esquerda da pasta ().

Observação: Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.

Depois de Deletar

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário confirma a exclusão de um registro no formulário, mas depois de o registro ter sido excluído efetivamente.

Depois de Expandir

Aplicado ao componente Árvore - o evento ocorre após a execução de um clique no símbolo "+" (mais) que fica à esquerda da pasta ().

Observação: Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.

Depois de Alterar

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário altera um registro já existente e confirma a gravação das alterações feitas, mas depois de o registro ter sido gravado efetivamente.

Depois de Inserir

Aplicado ao objeto formulário - o evento é executado assim que o usuário confirma a inclusão de um registro, mas depois de o registro ter sido gravado efetivamente.

Observações:

  1. Caso uma regra associada ao evento Depois de Inserir possua interações com o banco de dados, o Webrun não permitirá inserir os dados que estão no formulário no banco caso a regra lance uma exceção.

  2. Em um formulário, caso se queira editar propriedades e/ou eventos de vários componentes simultaneamente, definindo assim valores idênticos para eles, basta que todos os componentes que se quer que sejam envolvidos sejam selecionados antes da edição.

  3. Os modos de exibição de um formulário são distintos entre si para atender a cada necessidade de um sistema. É permitido vincular fluxos de ações a esses modos por meio dos Eventos, mas existem diferenças entre cada um. Podemos citar, como exemplo, ações vinculadas ao evento Ao Navegar: são realizadas no modo normal do formulário. Para ações, durante a gravação de dados (modo inserção ou alteração), é mais recomendável utilizar o evento Antes de Inserir ou Antes de Alterar, que são realizados ainda no modo de inserção ou alteração do formulário.

Depois de Remover Item

Aplicado ao componente Lista Dupla - o evento ocorre após o momento em que o usuário clica sobre o botão image480.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área direita do componente (selecionado) e a inclusão dele na área esquerda do componente (disponível).

Depois de Remover Todos

Aplicado ao componente Lista Dupla - o evento ocorre após o momento que o usuário clica sobre o botão image481.gif utilizado para a retirada de um (ou mais) registro que estava contido na área direita do componente (selecionado) e a inclusão dele na área esquerda do componente (disponível).

____________________________________________________________________________

image776.jpg

Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br