Configurações

A tela é composta por quatro abas: Arquivo de Projeto, Rede e Conectividade, Versionamento, Fluxos e Ações, Documentação Automática, Geração de Tabelas e Outros*. A tela é o local em que são definidos os parâmetros para a conexão com o banco de dados (tanto no Maker quanto no Webrun), execução de download de novas atualizações do Maker, demonstração da versão corrente do Maker, definição da quantidade de versões dos componentes que serão armazenadas e controles gerais.

Para acessar a opção, ative o menu Projeto e, a partir daí a opção Configurações, ou pressionar a tecla F6:

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A tela Configurações possui as seguintes opções:

Nota: Para que as alterações efetuadas nesta tela entrem em vigor é necessário salvar o projeto e em seguida reiniciar o Maker.

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Esta tela possui as seguinte opções:

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Nesta tela, são informadas as sintaxes que deverão ser observadas no momento da criação das entidades (tabelas, índices, e chaves primárias e externas, por meio do formulário). Recomenda-se o uso do caracter "_" (underline) para compor as partes da sintaxe do nome do objeto, mas não poderão ser utilizados caracteres especiais. Defina para os campos:

  1. Do grupo Estrutura:
    1. Nome de tabela - nome para a tabela;

    2. Nome de campo - nome para os campos da tabela;

    3. Chave primária - nome para as chaves primárias da tabela;

    4. Chave externa - nome para as chaves secundárias da tabela.>

  2. Do grupo Índice:
    1. Nome de índice - nome para os índices primários;

    2. Índice único - nome para os índices únicos da tabela.

  3. Variável interna - utilizada para a seleção da sintaxe que comporá o nome dos objetos de que trata este item. Após a seleção de uma das opções, deve-se clicar no botão inserir para marcar a opção escolhida e, em seguida, efetuar um outro clique em qualquer uma das caixas de texto em que é definido o nome do objeto. São opções do componente:
    1. Sigla do Sistema (%SISTEMA%) - esta opção será substituída pela sigla do sistema no momento da criação da tabela;

    2. Nome da Tabela (%TABELA%) - esta opção será substituída pelas três primeiras letras do nome do formulário no momento da criação da tabela;

    3. Nome do Campo (%CAMPO%) - esta opção será substituída pela descrição (propriedade Descrição) atribuída ao componente no momento da criação da tabela;

    4. Sigla da Tabela (%TAB%): esta opção será substituída pelas três primeiras letras do nome do formulário no momento da criação da tabela;

    5. Tipo de Dado (%TIPO%) - esta opção será substituída pelo tipo do dado vinculado ao campo no momento da criação da tabela.

Observação: A tela Assistente de Banco de Dados só aparecerá no salvamento de um formulário se o marcador Geração automática de tabelas estiver marcado, caso contrário o salvamento ocorrerá da maneira tradicional.

Observações:

  1. Vale ressaltar que as alterações feitas nessa tela só se repercutirão após a reinicialização do Maker. Além disso, tais alterações se restringem apenas ao perfil do usuário no sistema operacional. Constam maiores informações no tópico Informações adicionais da estrutura do Maker.
  2. As configurações das abas Rede e Conectividade e Outros* estão declaradas no arquivo maker3.ini, o qual se encontra na pasta C:\Documents and Settings\<identificação do usuário>\Configurações locais\Dados de aplicativos\Softwell Solutions\Maker 2. As configurações da aba Versionamento estão definidas na tabela FR_VERSOES (parte da estrutura de tabelas que o Maker utiliza). Na mesma pasta descrita acima, cabe considerar ainda os arquivos:
    1. *.elf - são relatórios que apresentam instruções e comentários sobre erros ocorridos no Maker durante a execução de uma tarefa;
    2. RBuilder.ini - arquivo de configurações personalizadas pelo usuário no ambiente do Maker Reports;
    3. Pasta Debug - local composto por arquivos *.log contendo comentários dos scripts SQL executados.
  3. Cabe ao usuário a criação da pasta ...\import_export dentro da pasta ...\Dados de aplicativos\Softwell Solutions\Maker3\debug para que o Maker possa gerar logs das importações e exportações executadas. Saiba mais!
  4. Todas as configurações feitas na aba:
  1. Arquivo de Projeto - são gravadas no apontador do projeto (wfre);
  2. Versionamento - são gravadas no banco de dados no qual foi criado o projeto;
  3. Botões Configurar... habilitados por meio dos marcadores Documentação Automática e Geração automática de tabelas. São gravadas no banco de dados no qual foi criado o projeto.

 

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