Funções para manipulação de arquivo Word

O Word é o aplicativo mais utilizado para editar os mais diversos tipos de textos, como cartas, memorandos e documentos. Possui inúmeros recursos capaz de auxiliar o usuário a criar, formatar e manipular textos

As novas funcionalidades de manipulação de arquivos Office Word visa facilitar a criação e edição de documentos, otimizando o tempo e experiência do usuário. Entre as principais vantagens estão:


Observação:

Essas funções só possuem suporte para arquivos Word 2007 e superior.

Abaixo segue a exemplificação da funcionalidade:

Para criar um novo arquivo Word é necessário apenas informar o local onde o arquivo será salvo e o nome do arquivo com a extensão (.docx preferencialmente).

Para abrir um arquivo Word é necessário informar o endereço do arquivo e o nome do arquivo com a extensão. Essa função irá retornar a referência do arquivo, que é necessaria para manipular e salvar o documento.

Para criar um parágrafo no arquivo Word é necessário informar a referência do arquivo e o texto do parágrafo que se deseja inserir. Essa função irá criar um parágrafo com o texto passado sem formatação.

Para ler os dados do arquivo Word é necessário informar a referência do arquivo que se deseja ler os dados. Essa função irá retornar os dados como Letras. Através dessa funcionalidade é possível obter também um trecho do texto informando o número do parágrafo.

Para criar uma tabela no arquivo Word é necessário informar a referência do arquivo e a tabela que se deseja inserir como uma lista de listas. A função irá criar uma tabela no arquivo sem formatação.

Para ler os dados de uma tabela no arquivo Word é necessário informar a referência do arquivo que se deseja ler os dados. Através dessa funcionalidade é possível obter os dados de uma linha, uma coluna coluna, ou uma determinada Tabela do arquivo (se houver mais de uma).

A função Word - Mala Direta permite editar um arquivo Word em poucos segundos. Para isto é necessário apenas informar os endereço do arquivo modelo, o endereço do arquivo de saída e uma lista de lista com os dados do arquivo modelo que serão alterados e os novos valores que eles irão assumir no arquivo de saída.

Para salvar as alterações realizadas no arquivo Word após as operações Word - Criar Parágrafo, Word - Criar Tabela é necessário utilizar a função Word - Salvar Arquivo. É necessário informar a referência do arquivo Word.



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