O que é:
O iReport é uma ferramenta que provê suporte para a criação de relatórios nos formatos PDF (arquivo somente leitura), XLS (arquivo do aplicativo Microsoft Excel) e HTML (linguagem de marcação para o ambiente web), os quais são suportados pelo Webrun. Apesar da existência desse suporte, a Softwell Solutions não se responsabiliza por subsidiar o usuário em como utilizar a ferramenta, descrevendo apenas os recursos básicos para a criação de um relatório (documentação abaixo).
Como Baixar:
O download da ferramenta pode ser feito por meio do link http://www.mirrorservice.org/sites/download.sourceforge.net/pub/sourceforge/i/ir/ireport/iReport-nb-3.1.2-windows-installer.exe . Após a conclusão do download, basta instalá-la. Cabe ainda lembrar que, para a perfeita execução da ferramenta, é necessário ter instalada no computador a Máquina Virtual Java.
Acessando o Banco pelo iReport:
Para acessar um Banco de Dados no Ireport, clique em Dados --> Conexões/Fonte de Dados e escolha um tipo de conexão. Nesse caso, escolhemos Conexão de Banco de Dados JDBC.
Para acessar outros bancos, é preciso importar o arquivo JDBC, na tela do Classpath em opções. No botão Adicionar JAR, é preciso informar o destino do arquivo. Após essas configurações, salve o relatório.
Criando Relatório Simples:
Para a criação de um relatório, clique em Arquivo --> Novo Documento, irá abrir uma tela onde será pedido o nome do relatório. Depois se abrirá uma pagina em branco.
Para colocar uma tabela no relatório vá em Data -->Query do Relatório, e será aberta uma tela na qual deverá ser informada a consulta.
Outra forma de colocar a tabela no relatório é acessando os mesmos passos descritos acima. Quando for aberta a tela de consulta, clique no botão "Query designer". Quando clicar, abrirá uma tela com todas as tabelas criadas no seu banco, arraste uma para o espaço vazio da tela e selecione os campos. Clique em Ok para finalizar. Após colocar todas as tabelas, salve o relatório.
Tela de escolha de Tabela
Tela de consulta.
Para adicionar os campos da tabela no relatório, clique em Visualizar --->Campos do Relatório. Essa tela mostrará todos os campos existentes. Clique em cima do campo e arraste ate a banda Detail.
Outra maneira de adicionar os campos na tabela é utilizando o componente Campo Texto. Depois de adicionado no relatório, clique com o botão direito em cima do componente. Em seguida, clique na aba Campo Texto e em Expressão do Campo Texto digite o nome do campo.
Depois que colocar todos os campos e configurar seu relatório, salve-o. Para a visualização do relatório criado, clique em Criar (build) ---> Executar Relatório (usar conexão ativa)".
Agrupamentos do Relatório:
Utilizando os conhecimentos acima, poderá ser adicionado um grupo ao relatório. Clique em Visualizar ---> Agrupamentos do Relatório.... Na tela que abriu, clique em novo e, na próxima tela, informe o nome do grupo e sua expressão. Marque a opção Iniciar em uma nova coluna. Após a criação do grupo, salve o relatório.
Observação: É preciso ir no Query do Relatório e colocar a expressão order by pra poder funcionar o agrupamento.
Quando é criado um grupo, são criadas duas novas bandas Nomedogrupo Header e Nomedogrupo Footer.
Coloque o campo que é passado na expressão do grupo na banda para funcionar com o título do grupo. Após configurar o relatório, salve - o .
Criando Variáveis no Relatório:
Para criar uma variável e utilizá-la no relatório, clique em Visualizar ---> Variáveis do Relatório. Na tela que se abriu, clique em novo. Na próxima tela, informe o nome da variável, seu tipo, o tipo de cálculo e sua variável de expressão.
Para adicionar a variável no relatório, é só arrastá-la para a banda e selecionar onde deseja introduzir . Nesse caso, coloque na banda Ordem Alfabética Footer.
Tela de Variáveis
Relatório em desenvolvimento
Relatório pronto com o cálculo feito de acordo com os valores do grupo
Observação: As variáveis criadas devem ter o mesmo tipo dos campos da tabela.
Criando Parâmetro:
Para criar um parâmetro, clique em Visualizar--->> Parâmetro do Relatório.Na tela que se abriu clique em novo. Na tela seguinte, informe o nome do parâmetro, o tipo, um valor-padrão, se tiver, e a descrição.
Colocando Filtro no Relatório:
Em seguida, o relatório será gerado:
Colocando Gráfico no Relatório:
Selecione o componente e coloque na banda summary.Para este exemplo, vamos utilizar um gráfico do tipo torta, clique com o botão direito em cima dele e, depois, clique em Propriedades do Gráfico, ou de um duplo clique em cima do componente, vá ate a aba Dados do Gráfico e depois Detalhes.
Expressão de Chave - identifica cada fatia. Ex: $F{letra_alfabetica}
Expressão de Valor - a variável que criamos. Ex: $V{Valor_Total}
Expressão de Texto - é o rótulo que será exibido para cada fatia. Ex: $F{letra_alfabetica}
Salve o relatório e o execute, o gráfico se localiza na ultima página do relatório.
Criando Sub-relatório:
Para a criação do sub-relatório, você deverá escolher o componente e na tela que será aberta clique em finalizar, depois dê um duplo clique no subformulário e navegue até a aba Sub-Relatório (Outros), onde será informado o campo Expressão de Sub-Relatório. o local onde o sub-report. jasper está, ou seja, o seu sub-relatório compilado. Na aba Parâmetro do Sub-Relatório, clique em Adicionar na tela que foi aberta e informe o nome do parâmetro e a expressão.
Observe os dois relatórios em destaque criados e o componente de sub-relatório.
Aba propriedade do sub-relatório (outro).
Navegue para o subrelatório e crie um parâmetro com o mesmo nome e o mesmo tipo do parâmetro feito no formulário mestre. Na tela de consulta do relatório, usando a condição Where, informe o parâmetro;
Depois compile o sub-relatório e navegue para o relatório principal. Em seguida, salve e visualize.
Visualizando um Sub-Relatório no Webrun:
Para visualizar no WebRun um relatório com um sub-relatório, devem ser feitas as seguintes configurações: clicando com o botão direito no componente sub-relatório adicionado no relatório pai; clique em Propriedades; aba Sub-Relatório (Outro); e no campo Expressão de Sub-Relatório. Nesse campo, informe o caminho onde está o seu arquivo.jasper que é o nome do arquivo do sub - relatório compilado. O arquivo compilado deve estar na pasta "c: \Aqruivos de Programas\Softwell Solutions\Maker2.5\WebRun2\Report\Bridg\id" do relatório criado no Maker.
Após essas configurações, salve o relatório principal e coloque o arquivo jrxml na pasta onde se encontra o arquivo.jasper e, no arquivo data, substitua o nome do feito no Maker pelo relatório feito no iReport. Reinicie o serviço do Webrun e abra seu relatório no sistema.
Relatório criado no Jasper e gerado na Webrun.
Observações:
$F para campos;
$V para variáveis;
$P para parâmetros;
$R para recursos localizados.
Observação geral: A versão atual do iReport suportado pelo Webrun é a 3.1.2. Versões diferentes podem ocasionar erros de compatibilidade (Por exemplo: Relátorio que usa imagens criados no iReport 3.0.0, geram erro, quando gerado no formato PDF) Como resolução, pode-se tomar um dos caminhos a seguir:
1 - Utilizar a versão 3.1.2 do IReport.
ou
2 - Modificar a biblioteca utilizada pelo Webrun:
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br