É possível exportar um sistema para ser utilizado independentemente da instalação do Webrun e ser executado a partir de um servidor de aplicações. Para tal, utilizaremos o WAR (Web application ARchive), que é um pacote cujo conteúdo são os arquivos do contexto da aplicação web. Utilizando este formato de arquivo a aplicação se torna “portável”, pois não depende da estrutura do Webrun para ser executado.
Outra forma é a exportação do JAR (Java ARchive), que é um arquivo compactado usado para distribuir um conjunto de classes Java. É usado para armazenar classes compiladas e metadados que constituem uma aplicação. Utilizando este formato de arquivo, sua execução só será possível se no ambiente tiver o Webrun instalado, pois o arquivo *.JAR deverá possuir o mesmo nome do *.WFRE e ficar na mesma pasta (systems).
Para a utilização deste recurso, siga os passos:
Acesse o Webrun e selecione o projeto desejado.
Clique no botão .
Na tela Acesso a tela de Configurações, informe o usuário admin no campo Usuário, a senha webrun no campo Senha e clique no botão :
Na Tela de Configuração, clique no botão .
Na Tela de Configuração do Sistema - XXX, clique no botão . Apresentará a tela abaixo:
Siga as instruções da tela e execute uma das opções disponíveis:
Exportar Código (jar) - gera código-fonte do sistema selecionado, para ser utilizado na pasta systems, do diretório onde instalou o Webrun. Saiba mais acessando o tópico Exportar Código (jar);
Publicar (war) - gera um arquivo com extensão *.war, para ser utilizado na pasta de deploy do seu Servidor de Aplicação Web (como exemplo, Tomcat, JBoss e IBM WebShere), em máquinas sem o Webrun instalado. Saiba mais acessando o tópico Publicar (war).
Para distribuir uma aplicação desenvolvida e publicada é necessário verificar alguns pré-requisitos no ambiente onde esta aplicação será instalada:
Observações:
Existem restrições para usuários das versões Standard Edition e Professional. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.
Para utilização em ambientes Linux apenas. Por ser um aplicativo Windows, o Gerador de Relatórios, ReportController, é compatível apenas em ambiente Windows. Para utilizá-lo em ambiente Linux, é necessário que seja utilizado o Wine para emular aplicações Windows. Caso não deseje utilizar o Wine, pode ser usado o Jasper. No Maker existe um conversor ReportBuilder -> Jasper integrado à ferramenta;
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br