É possível filtrar componentes a partir de outros componentes, mesmo que não estejam ligados ao banco. Por exemplo: filtrar o componente Lista Dinâmica a partir do componente Caixa de Texto.
Para isso, utilizamos, como critério na Lista Dinâmica o seguinte Parâmetro: =:componente_<Nome do componente>.
Exemplificando, criaremos uma Lista Dinâmica, onde no SQL faça uma consulta na tabela FR_ACAO, obtendo os campos aco_codigo e aco_nome e filtraremos os registros a partir de uma caixa de texto.
Definir como critério do campo aco_codigo, o Parâmetro =:componente_MakerEdit1:
Dessa forma, quando abrirmos a lista dinâmica, será feita a consulta na tabela FR_ACAO e usando como critério o valor contido no componente MakerEdit1:
Existem várias combinações que podem ser feitas entre os componentes, são eles:
Nenhum dos componentes precisa estar ligado ao banco.
Os filtros dos componentes Grade e SubFormulário ocorrem através da propriedade Parâmetros escolhendo a opção Componentes da tela Campos de Ligação:
Por exemplo: em um formulário sem fonte de dados e com um componente Caixa de Texto que servirá para digitar algum valor para filtrar uma Grade ou um SubFormulário. Podemos definir o filtro no Select do formulário da Grade ou do Subformulário, utilizando o Parâmetro: =:componente_<NomeDoComponente>:
Observe que, mesmo que o critério tenha sido definido em outro formulário, no momento em que definimos o componente, o formulário irá procurar aquele componente, mesmo em outro formulário.
Dessa forma, um SubFormulário ou Grade pode ser filtrado por uma Caixa de Texto ou Lista Dinâmica, bastando apenas definir no select dos formulários.
Observações:
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br