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Sentinel

O Sentinel é a ferramenta de proteção à sua cópia do Maker.

Licença Corporativa

Por padrão, o Maker localiza automaticamente o servidor de licença corporativa sendo executado na rede. Caso isso não ocorra automaticamente, é necessário definir manualmente o endereço do servidor. Utilize LicenseConfig.exe fornecido pela Softwell Solutions para criar um arquivo de configuração apontado para o servidor.

Este utilitário é de simples manuseio. Siga os passos abaixo:

  1. Copie o executável para a pasta do Maker.

  2. Digite o endereço IP do servidor no campo apropriado.

  3. Clique sobre Aplicar;

    1. Se tudo ocorrer bem, serão apresentados os dados do servidor conectado para poder usar o Maker;

    2. Se houver algum problema, será apresentada uma mensagem de erro:

image901.gif

Para resolver o erro acima, certifique-se de que o atalho tenha a "Pasta de Trabalho" definida para a pasta do Maker:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre o atalho e selecione a opção Propriedades;

  2. Verifique o campo Iniciar em. Este campo deve estar definido para a pasta do Maker, por padrão "C:\Arquivos de programas\Softwell Solutions\Maker 3\". Caso não esteja, defina para pasta correta e tente novamente.

Caso apresente algum erro diferente do erro apresentado acima, verifique se há algum erro na licença corporativa:

Verificando a conexão com o servidor de licenças:

Caso não esteja conectando ao servidor de licenças corporativas, realize os testes abaixo:

  1. Certifique-se de que haja licenças disponíveis no servidor. Para saber, abra o navegador e digite o endereço do IP servidor seguido de ":7002" (que é a porta onde o serviço). Ficará algo como o exemplo abaixo:

http://ip_do_servidor:7002/

A tela que será aberta poderá verificar se há ou não licenças disponíveis. Havendo disponibilidade de licenças, o problema é de outra natureza.

  1. Verifique se há conectividade de rede, utilizando a porta 7001. No prompt do DOS, execute o seguinte comando:

telnet ip_do_servidor 7001

Se retornar algum erro, é porque há uma falha na comunicação de rede entre a máquina cliente e o servidor, provavelmente um Firewall. Faça os testes básicos de conectividade para certificar-se de que não existe nenhum problema de rede entre a máquina cliente e o servidor.

  1. Verifique se as portas 7001 e 7002 estão liberadas no firewall do servidor de licenças (lembre-se do firewall nativo do Windows). Não estando liberado o acesso no Firewall, libere-as porque essas portas são usadas pelo servidor de licenças.

  1. Verifique se o serviço está sendo executado no servidor. Siga os passos abaixo:

    1. No servidor de licenças, execute o comando (Iniciar->Executar) services.msc;

    2. Será aberto o gerenciador de serviços do Windows;

    3. Localize o serviço Sentinel Keys Server:

Encontrando o serviço, certifique-se de esteja rodando. Se não estiver rodando, inicie o serviço e tente novamente.

Caso não encontre o serviço, isso significa que ele não está instalado. Instale-opor meio do DVD de instalação do Maker.

  1. Verifique se as portas 7001 e 7002 estão abertas no servidor, e se o serviço está funcionando. Para tal, execute os seguintes passos:

    1. Abra o prompt do DOS;

    2. Execute o seguinte comando: netstat -an;

    3. Localize as portas 7001 e 7002 e verifique se o status está como LISTENING, como no exemplo abaixo:
      image902.gif

Observações:

  1. Caso não sejam listadas as portas, significa que o serviço não está sendo executado;

  2. Se a porta estiver sendo listada e mesmo assim, não consegue conectar-se, execute os passos abaixo:

    1. Pare o serviço do Sentinel Keys Server;

    2. Execute novamente o netstat -an e verifique se a porta continua listada. Se estiver sendo listada é porque uma outra aplicação está utilizando a porta do Sentinel. Será, então, necessário remover essa aplicação ou trocar a porta que ela utiliza.

Se algum outro problema persistir, entre em contato com a Central de Suporte do Maker.

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