Este exemplo irá aplicar o componente Sub-Relatório .Construiremos um relatório com duas fontes de dados: a primeira fonte selecionará a tabela FR_REGRAS_FUNCOES_TIPOS e todos os seus campos, que terá um relacionamento de 1:N com a segunda fonte, que selecionará a tabela FR_REGRAS_FUNCOES com todos os seus campos, como ilustra a imagem abaixo:
Observação: O relacionamento deve ser feito de filho para pai, ou seja, relacionar o campo FUN_TIPO da tabela FR_REGRAS_FUNCOES para o campo FTP_COD, da tabela FR_REGRAS_FUNCOES_TIPOS.
Após a definição da fonte de dados para o relatório, na aba Desenho trabalharemos com a fonte de dados FR_REGRAS_FUNCOES_TIPOS para o relatório principal. Para ver ou alterar a fonte de dados do relatório, acesse o menu Relatório e clique na opção Dados.
No cabeçalho do grupo, insira dois componentes: para o título Categoria e, ao lado um componente Campo Texto , que iremos vincular ao campo FTP_NOME da fonte FR_REGRAS_FUNCOES_TIPO:
Na banda Detalhe, insira:
dois componentes Texto : um para o título Descrição da Função e outro para o título Retorno;
um componente Sub-Relatório logo abaixo dos dois títulos.
Após inserir o componente sub-relatório, uma nova aba na parte inferior será apresentada:
Clique na aba do sub-relatório e defina a fonte de dados, apontando para FR_REGRAS_FUNCOES e utilize apenas a banda Detalhes, inserindo os campos FR_REGRAS_FUNCOES.FUN_NOME e FR_REGRAS_FUNCOES.FUN_RETORNO.
Depois, formate o relatório como desejar. Abaixo segue uma sugestão de layout:
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br