O iReport é uma ferramenta que provê suporte para a criação de relatórios nos formatos PDF (arquivo somente leitura), XLS (arquivo do aplicativo Microsoft Excel) e HTML (linguagem de marcação para o ambiente web), os quais são suportados pelo Webrun. Apesar da existência desse suporte, a Softwell Solutions não se responsabiliza por subsidiar o usuário em como utilizar a ferramenta, descreveremos apenas os recursos básicos para a criação de um relatório conforme a documentação abaixo.
Pré-Requisitos:
Habilitar a opção: "Conversão dos relatórios para JASPER", para isso no Maker clique em: Projetos --> Configurações --> Outros marque o checkbox "Conversão dos relatórios para JASPER", e reinicie o Maker.
Baixe e Instale a versão homologada pela Softwell Solutions do iReport versão 3.1.2, para isso efetue o download da ferramenta através do site do iReport ou pelo seguinte link: http://www.mirrorservice.org/sites/download.sourceforge.net/pub/sourceforge/i/ir/ireport/iReport/iReport-nb-3.1.2/iReport-nb-3.1.2-windows-installer.exe Após a conclusão do download, efetue a instalação do mesmo. Cabe ainda lembrar que, para a perfeita execução da ferramenta, é necessário previamente ter instalado no computador a Máquina Virtual Java (JDK 5.0) que pode ser obtido no site da Oracle http://www.oracle.com/technetwork/java/javasebusiness/downloads/java-archive-downloads-javase5-419410.html.
Configurando e Acessando o Banco de Dados pelo iReport:
Primeiramente é necessário adicionar o drive JDBC que será útil no momento de configuração do banco de dados, para isso abra a iReport e clique em: Banco de Dados --> Drivers --> Novo Driver JDBC e escolha o diretório onde encontra-se o driver, clicando em Adicionar.
Normalmente o diretório do drive JDBC encontra-se em:
Uma vez adicionado o driver do postgres (ou outro banco de dados do seu interesse). Crie a conexão com o banco de dados, conforme a imagem abaixo.
Criando um Relatório Simples no iReport:
Para criar um relatório, clique em Arquivo --> New Empty report, na tela que será aberta, escolha o nome do relatório e o local onde o mesmo será salvo.
Observe que uma página em branco foi aberta, esta página será nossa área de trabalho dos relatórios, verifique que a mesma contém:
Paleta de Elementos --> utilizado para adicionar diversos elementos para a área de trabalho, sendo estes: Label, Gráfico, Linhas,Imagens, Sub-Relatórios etc.
Report Inspector --> utlizado para adicionar parâmetros, estilos, váriaveis, campos do banco de dados etc.
Área Central --> utilizado para montar o relatório em sí, inserindo títulos, cabeçalhos, colunas e rodapé, nesta área também é possivel visualizar o código xml gerado, e visualizar uma prévia do relatório através da aba Preview .
Inserindo Fonte de Dados no Relatório
Para colocar tabelas e campos no relatório clique com o botão direito do mouse em: report name do Report Inspector e em seguida clique em: Edit Query será aberta uma tela na qual deverá ser informada a consulta desejada. Esta poderá ser feita de forma manualmente digitando no espaço sql correspondente, os comandos SQL desejados ou através do botão Query Designer.
Para inserir através do Query Designer clique em: Query Designer --> public. Após selecionar o schema público, será possível visualizar todas as tabelas do banco de dados. Agora iremos adicionar as tabelas que iremos usar em nosso relatório e seus respectivos campos, para isso efetue um duplo clique na tabela sig_funcionario e sig_departamento e marque no checkbox os campos a serão utilizados. Clique em Ok para finalizar.Após clicar em Ok, é possível visualizar na opção Fields do Report Inspector, os campos que serão utilizados para montar o relatório.
Montando o Relatório com Filtros
Agora estaremos montando o relatório com os campos selecionados anteriormente, a montagem, o posicionamento e a organização dos campos poderá ser feita de duas formas:
Manualmente
Clique em: Fields do Report Inspector e arraste o campo desejado até a banda Detail, coloque na banda Column Header o "label" referente ao campo posicionado. Para adicionar um label arraste-o da Paleta de elementos. Ajuste o posicionamento de cada campo e clique em Preview para visualizar uma prévia do relatório.Via Wizard
O Wizard é um assistente, que nos auxiliará a montarmos o relatório de uma forma simples, rápida e fácil, para isso clique em: Arquivo --> Report Wizard e siga os sete passos sugeridos, que por sinal são bastante simples e intuitivos, conforme a imagem abaixo:Efetuando Filtro via Parâmetro
No iReport
Para filtrarmos um registro do relatório via parâmetro, basta clicar em: Parameters do Report Inspector e em seguida Adicionar Parâmetro, colocamos o nome do parâmetro de porDepartamento porém você pode colocar o nome que preferir. Ajuste as proriedades do mesmo conforme a imagem abaixo ou conforme a sua necessidade.
Para selecionar o departamento desejado no iReport, clique em Preview e digite o código desejado do mesmo, conforme a imagem abaixo:
No Maker
Agora selecionaremos o filtro no relatório via nome do departamento, para isso acesse o relatório e na aba Dados do relatório, clique em Código SQL, será aberta a tela conforme a imagem abaixo, observe a numeração da mesma e insira na coluna Critério a variável do respectivo campo, o parâmetro desejado e a definição dos dados.
Clique em Visualizar Impressão, verás a imagem abaixo:
Para visualizar o relatório criado no WebRun crie um relatório vazio pelo Maker e adicione ao menu do sistema. Este relatório não precisa ter o mesmo nome do relatório criado pelo iReport. Perceba que ao criar um relatório no Maker ele é salvo na tabela FR_RELATORIO. Executando um Select nesta tabela, teremos o seguinte resultado:
Para integrar o relatório com o webrun, é necessário efetuar mais dois procedimentos, um no maker e outro no iReport.
No Maker --> Clique em: Utilitários--> Exportar Relatório para Jasper marque o relatório vazio criado anteriormente e clique em Exportar exporte-o para o seguinte endereço:
Observe que após a exportação no diretório acima mencionado o Maker encarregou-se de criar outros três diretório, ficando assim:
É a pasta "bridge" que servirá como ponte, efetuando a ligação entre o Maker com o iReport, dentro da mesma conterá os relatórios. Observe que a pasta TRE corresponde a sigla do sistema (treinamento) a pasta com o número 8 corresponde o campo "rel_codigo" da tabela FR_RELATORIO. Dentro desta pasta serão colocados dois arquivos:
Relatório criado com o iReports (arquivo de extensão .jrxml)
Arquivo de configuração chamado "report.data"
No iReport --> basta salvar o relatório no diretório acima mencionado, para isso clique em Arquivo --> Salvar Como e selecionar o diretório com o mesmo código da tabela FR_RELATORIO, ficando assim:
Altere o conteúdo do "report.data" colocando o nome do relatório feito no iReport, conforme a imagem abaixo:
O parâmetro "source" da imagem acima deve ser ajustado de acordo com o caminho da sua aplicação.
Feito isso, bastará acessar a aplicação e gerar o relatório.
Observações importantes no Maker:
Altere o arquivo, report.data com o nome do relatório feito pelo iReport, conforme os passos citados acima (ex: Relatório Exemplo - Lista de Funcionários.jrxml) parte alterada.
Limpe o Cache da Aplicação
Acessando o Relatório no WebRun
Para acessar o Relatório feito no iReport, e visualizá-lo no WebRun, basta inserir o relatório no menu do Maker e acessá-lo normalmente.
Importante: lembre-se que todos os passos citados acima, deve ter sido feito corretamente para o perfeito funcionamento do relatório, e que o relatório adicionado no Maker, encontra-se vazio, pois neste caso estamos apontando para o relatório gerado no iReport.
Veja o Relatório Final gerado
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Informações complementares sobre o iReport, consulte os seguintes links:
http://community.jaspersoft.com/project/ireport-designer____________________________________________________________________________________________
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