A tela de trabalho do Maker é composta pelos seguintes menus e comandos:
Projeto - composto pelos principais comandos de configuração do projeto e gerenciamento de recursos. Observe as opções:
(Ctrl+N)- permite criar um novo projeto;
(Ctrl+A) - permite abrir um projeto;
(Ctrl+Alt+S) - permite salvar o projeto em uso. Esta funcionalidade também pode ser executada efetuando um clique sobe o botão Salvar Tudo da Paleta Objetos, quando houver um formulário aberto na área de trabalho do Maker;
- permite regravar o projeto com um nome diferente;
(Ctrl+F4) - permite fechar o projeto em uso;
Controle de Acesso - este menu possui as opções de criação e gerenciamento de grupos e usuários que acessarão o Maker e os projetos desenvolvidos. Observe as opções contidas no menu:
Usuários(Ctrl+U) - permite a criação e edição dos dados de usuários do Maker e dos projetos;
Grupos (Ctrl+G) - permite a criação e edição dos dados de grupos de usuários do Maker e dos projetos.
Trocar de Usuário - permite efetuar um logoff do Maker, solicitando um nome e senha de usuário.
Alterar Senha - permite modificar a senha do usuário logado no Maker.
Observação: Existem restrições para usuários da versão Standard Edition. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.
- "Dicionário" de dados permite a criação de apelidos para as tabelas, visões e campos. Obtenha mais informações acessando o tópico Dicionário de Dados;
- "Tipos de dados" permite configurar máscaras para serem utilizadas na exibição de dados nos formulários. Obtenha mais informações acessando o tópico Tipos de Dados;
- "Categorias do sistema" ativa a tela Categorias do Sistema permitindo editar modalidades novas ou existentes;
"Galeria de imagens"(Ctrl+I) - ativa o Cadastro de Imagens permitindo a sua utilização em operações diversas;
- "Conexões adicionais" permite estabelecer Conexões Adicionais com outros bancos de dados para o desenvolvimento do projeto em uso.
Observação: Existem restrições para usuários da versão Standard Edition. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.
Agendador de Tarefa - permite agendar a execução de fluxos;
- "Versões" ativa a tela Versionamento do Sistema permitindo o gerenciamento das versões do projeto;
Configurações (tecla de atalho F6) - ativa a tela Configurações permitindo definir parâmetros de conexões do projeto, versionamento, acesso a serviços de aplicações e atualizações do Maker.
Observação: Existem restrições para usuários da versão Standard Edition. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.
Funções - permite criar e editar funções que farão parte do Editor de Fluxo de Ações.
Lista de Sistemas - lista os sistemas contidos no banco de dados. Saiba mais...
Histórico de SQL - apresenta todos os comandos de criações de campos e tabelas executadas na tela Assistente de Banco de Dados.
Empacotar projetos - esta opção permite que o usuário possa gerar um pacote composto pelo banco de dados e o arquivo *.wfre, permitindo que o desenvolvedor instale o projeto em outra máquina.
-"Sair do Maker" fecha o projeto em uso e finaliza o Maker.
Objetos - composto pelos principais comandos de manipulação de objetos do projeto:
Novo Objeto - permite criar um novo objeto no projeto atual:
- "Formulario" aciona a tela Assistente de Criação de Novo Formulário;
-"Fluxo de ações" aciona o Editor de Fluxo de Ações;
- "Relatorio" aciona o Maker Reports.
"Exportar"(Ctrl+E) - permite a geração de arquivos de exportação de objetos do projeto. Obtenha mais informações acessando o tópico Exportação;
"Importar"(Ctrl+R)- permite implementar o projeto atual com a importação de objetos deste ou de outros projetos. Obtenha mais informações acessando o tópico Importação;
"Scanner de dependências" (Ctrl+O)- visualiza as dependências que envolvem os formulários, regras, tabelas e funções do projeto. Saiba mais...;
"Histórico de alterações"(Ctrl+H) - ativa a tela Histórico de alterações de projetos do sistema, permitindo o gerenciamento das edições destes objetos.
Utilitários - composto por ferramentas auxiliares do Maker para executar operações de:
"Editor de fluxo e ações" (tecla de atalho F7) - ativa o Editor de Fluxo de Ações para a criação de fluxos;
"Gerador de relatórios" (tecla de atalho F8) - ativa o Maker Reports para a criação de relatórios;
Assistentes - composto pela opção
(ir para tópico);
- "Otimizador de consultas" ativa a tela Otimizador de Consultas;
"Atualizar lista de tabelas"(tecla de atalho F5) - ativa o recurso de Atualização da Lista de Tabelas;
"Executor de scripts" (tecla de atalho Ctrl+Q)- ativa a tela Executor de Scripts SQL;
"Verificar Atualizações"(tecla de atalho F4) - ativa a tela Update Maker 2;
Verificar atualizações do Help - verifica e baixa a versão mais nova do Manual do Maker, atualizando o arquivo Maker.chm que se encontra na pasta C:\Arquivos de programas\Softwell Solutions\Maker 3;
Documentação - Este recurso gera automaticamente uma documentação completa do projeto. Saiba mais acessando o tópico Documentação automática;
Exportar relatórios para Jasper - ativa o recurso de exportação de relatórios para Jasper.
Ajuda - permite acessar itens sobre auxílio e informações de uso do Maker:
-"Ajuda do maker" ativa o Manual do Maker, abrindo no tópico Bem-Vindo do arquivo de help. Ao pressionar F1 o Manual do Maker será aberto.
Comunidades - acessa uma lista de sites com conteúdo referente ao Maker.
Observação:
Existem restrições para usuários da versão Standard Edition. Para mais detalhes, acesse o tópico Recursos e Características das Versões do Maker.
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