Iniciando com o Assistente SQL

É um utilitário visual para auxílio na construção de consultas em linguagem SQL.

image1148.jpg

Esta é a tela principal do Assistente SQL. Ela é constituída das seguintes partes:

image1815.gif

É possível criar subconsultas por meio de um clique com o botão direito do mouse sobre uma tupla vazia da coluna Expressão. Ao executar este passo, execute um clique em outra área da tela para que apareça uma nova aba, a partir da qual poderá ser configurada a subconsulta.

image62.jpg

image63.jpg

informações da view

Observação: A tela do Assistente SQL, quando acessada pelas Constantes: SQL e SQL Consulta (da tela Propriedades, aberta pela tela Montador de Expressao do Editor de Fluxo de Ações), apresenta o botão parâmetros, cuja função é a da abertura da tela de definição dos parâmetros definidos na consulta: Ex: =:parametro

image1149.jpg

image164.gif

Com um clique sobre o botão image165.gif (chamado Construtor), aparece a tela Montador de Expressões, na qual são escolhidos/definidos os valores dos parâmetros.

No Maker 3, serão visualizadas informações dos campos das tabelas, tais como: Campo Chave, Tipo do Campo. Como demonsta a imagem abaixo:

image1208.jpg

Além de exibir informações sobre o campo, se forem inseridas tabelas com ligação no banco e no assistente for feita a ligação entre as elas, o Maker exibirá o seu relacionamento. Como demonsta a imagem abaixo:

image1230.jpg

Observações:

  1. O maker não dá suporte a tabelas/campos que contenham caracteres especiais.

  1. O Maker não trabalha com tabelas temporárias.

  1. Quando utilizado a seguinte expressão tabela.campo >:cod no assistente de consulta, caso o usuário clique na aba Resultado é mostrado todos os valores,pois o Maker insere o valor 0 implicito na consulta.

  2. Não é possível utilizar mais de um campo com o mesmo nome em uma consulta, mesmo que sejam provenientes de tabelas diferentes do banco de dados. Para este caso, é necessário o uso de apelidos (Alias) nos campos em que os nomes se repetem.

  3. Não é possível ter acesso a procedure no assistente SQL do Report Builder 10.

  4. Não é permitido colocar mais que 256 campos em uma consulta.

  5. No caso da criação de uma consulta com mais de uma entidade, o recomendado é que o primeiro campo selecionado na aba Diagrama seja da entidade que está sendo considerada como principal.

  6. Ao utilizar as telas do Maker em uma determinada resolução, o tamanho e posições das janelas são salvas. Logo, se a resolução for diminuída, as janelas aparecerão com os tamanhos da última vez em que foram acessadas. O tamanho delas independe da resolução atual do monitor.

  7. Assistente SQL não suporta o "Distinct ON". Como alternativa, utilize o recurso VIEW do banco de dados.

image776.jpg

Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br