O componente Árvore é utilizado para mostrar dados em formato hierárquico. Suporta vínculo com entidades (tabelas e visões) que tenham autorrelacionamento, independentemente do nível do autorelacionamento.
Observação: Os símbolos (abrir ramificação) e (fechar ramificação) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nessa ordem.
O componente fica navegável, se a barra de navegação do formulário não estiver ativa ou quando o formulário estiver em modo de inserção ou alteração.
Todos os componentes possuem Propriedades e Eventos. Para conhecê-los, clique aqui.
Todo fluxo de ação associado em qualquer um dos eventos deste componente recebe dois parâmetros automáticos. E para que esses parâmetros sejam obtidos corretamente pelo fluxo de ação, quando este for executado no Webrun, é necessária a criação de dois parâmetros de entrada (no fluxo de ações): o primeiro parâmetro pode ser chamado de Campo-Chave (nome opcional - correspondendo ao código da pasta (valor da propriedade Campo-Chave) e o segundo parâmetro pode ser chamado de Campo Pai (nome opcional - correspondendo ao valor do código do proprietário do Campo-Chave (valor da propriedade Campo Pai).
Acesse um exemplo Utilizando o componente Árvore.
Observações:
Ao utilizar filtros dinâmicos em uma consulta vinculada ao componente árvore, ao navegar entre os registros, o Webrun atualizará constantemente o componente verificando se a variável informada sofreu modificação.
A propriedade Descrição não possui efeitos visuais no Webrun para o componente Árvore.
Este recurso está disponível apenas para a versão Enterprise;
Quando a fonte da descrição principal for alterada para um tamanho maior, a moldura que envolve o componente não acompanhará a alteração da fonte, ou seja, o componente não se adequa ao tamanho da fonte. Para ver um exemplo clique aqui.
Propriedades
Ao selecionar a opção Sim, aparecerá uma borda delimitando a área do componente. Por padrão, esta propriedade vem configurada como Não.
Deve ser selecionado nesta propriedade o campo-chave da entidade dentre os campos selecionados na consulta criada pela propriedade SQL. Esta propriedade será considerada para a criação dos diversos níveis hierárquicos.
Deve ser selecionado nesta propriedade um campo contendo um GUID que seja a identificação da imagem na Galeria de Imagens (FR_IMAGEM). Ao invés de o Webrun utilizar a imagem padrão para os nós da árvore e itens destes nós, serão utilizadas as imagens contidas em cada registro do campo GUID selecionado.
Deve ser selecionado nesta propriedade o campo que descreva o campo chave da entidade dentre os campos selecionados na consulta criada pela propriedade SQL. Esta propriedade será considerada para a descrição (nome) dos níveis hierárquicos.
Esta propriedade identifica o campo de auto-relacionamento que comporá a hierarquia dos registros. Caso se queira apenas mostrar uma lista simples (sem níveis), informe manualmente o valor NULL nesta propriedade.
Ao selecionar a opção Sim, os subitens de um item superior só serão consultados no momento em que o usuário expandir (clicando no + de cada nó) o item superior. Por padrão, esta propriedade vem configurada como Não.
Esta propriedade informa a consulta SQL necessária para o perfeito funcionamento das propriedades de que tratam as propriedades Campo-Chave e Campo-Lista. Ao clicar sobre o botão nesta opção, aparece a tela Assistente SQL para que o usuário possa criar a fonte de dados que comporá o componente.
Eventos
Todos os eventos, exceto Duplo-Clique, são acionados no momento em que o usuário clica em “+” (mais) ou “-“. Os símbolos "+" (mais) e "-" (menos) são utilizados para mostrar e ocultar os itens ou pastas de uma pasta, respectivamente nesta ordem.
O evento ocorre entre a execução de um clique no símbolo "-" (menos) que fica à esquerda da pasta (nó) e antes da contração efetiva da pasta.
O evento ocorre entre a execução de um clique no símbolo "+" (mais) que fica à esquerda da pasta (nó) e antes da expansão efetiva da pasta.
O evento ocorre após a execução de um clique no símbolo "-" (menos) que fica à esquerda da pasta (nó).
O evento ocorre após a execução de um clique no símbolo "+" (mais) que fica à esquerda da pasta (nó).
O evento ocorre entre o momento em que o usuário efetua um duplo clique sobre a pasta ou sobre um item de uma pasta (nó);
Propriedades e Eventos Comuns aos Objetos:
____________________________________________________________________________
Caso este tópico não tenha comentário satisfatório, envie e-mail para documentacao@softwell.com.br