Aba Dados - Definindo os dados para um relatório

Para começarmos a montar um relatório, devemos clicar na aba Dados, no menu Arquivo e selecionar a opção Novo.

O menu Arquivo é composto dos submenus:

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Após a seleção do submenu Novo..., foi selecionado o tipo de relatório "Relatório em Branco". Devemos clicar na guia de Dados, no menu Arquivo e selecionar a opção Novo....

Ao abrir a tela Novos Itens, selecionando a opção Maker SQL e clicar em OK.

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Na janela Maker SQL, selecione a(s) tabela(s) que fará(ão) parte do relatório na Árvore de Entidades Agrupadas (1):

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Observe que a grade de configuração da aba Diagrama é idêntica com à tela Assistente SQL.

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A aba Resultados apresentará o resultado da consulta.

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A aba SQL apresentará o contexto da consulta, permite nomear a consulta e criar uma View a partir de um clique no botão image820.gif.

Usando Filtros

Para a definição de um filtro de pesquisa, deve-se colocar na coluna Critério, levando em consideração o campo em que se quer aplicar a expressão: FiltroDePesquisa (o sinal : (dois-pontos) concatenado com o nome do filtro de pesquisa) e, em seguida, clicar no botão image818.gif:

maker params

A tela contêm:

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Figura 4 - Tipo Caixa de Texto

  1. Título - determina o título do componente que é definido para ser o filtro de pesquisa;

  2. Valor Padrão - determina o valor que será utilizado automaticamente para filtragem do relatório, caso não seja informado nenhum valor;

  3. Tamanho máximo - pelo qual é possível definir o valor máximo do filtro de pesquisa que será informado;

  4. Validação de Entrada - contém uma lista de validadores previamente definidos, os quais serão observados no momento da informação do filtro de pesquisa.

  5. Requerido - marcando esta opção, torna-se obrigatório o preenchimento do filtro de pesquisa;

  6. Somente Leitura - marcando esta opção, o componente ficará em modo não editável (o usuário não poderá informar nenhum valor para o filtro de pesquisa);

  7. Oculto - marcando esta opção, o filtro de pesquisa será aplicado internamente (automaticamente), não aparecendo para que o usuário o defina.

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Figura 5 - Tipo Data

  1. Título - determina o título do componente que é definido para ser o filtro de pesquisa;

  2. Valor Padrão - determina o valor que será utilizado automaticamente para filtragem do relatório, caso não seja informado nenhum valor.

  3. Requerido - marcando esta opção, torna-se obrigatório o preenchimento do filtro de pesquisa;

  4. Somente Leitura - marcando esta opção, o componente ficará em modo não editável (o usuário não poderá informar nenhum valor para o filtro de pesquisa);

  5. Oculto - marcando esta opção, o filtro de pesquisa será aplicado internamente (automaticamente), não aparecendo para que o usuário o defina.

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Figura 6 - Tipo Lista Dinâmica

  1. Título - determina o título do componente que é definido para ser o filtro de pesquisa;

  2. Valor-Padrão - determina o valor que será utilizado automaticamente para filtragem do relatório, caso não seja informado nenhum valor;

  3. definição dos dados - efetuado um clique sobre este botão, aparece a tela Maker SQL, por meio da qual é possível a criação de uma consulta que servirá de fonte de dados para o componente (deve ser selecionado pelo menos um campo na consulta criada);

  4. Campo - em que o valor vinculado ao campo selecionado será utilizado como filtro de pesquisa do relatório;

  5. Campo para Listagem - na qual aparecerá a descrição (representação entendível) que explica o valor do "campo-chave";

  6. Requerido - marcando esta opção, torna-se obrigatório o preenchimento do filtro de pesquisa;

  7. Somente Leitura - marcando esta opção, o componente ficará em modo não editável (o usuário não poderá informar nenhum valor para o filtro de pesquisa);

  8. Oculto - marcando esta opção, o filtro de pesquisa será aplicado internamente (automaticamente), não aparecendo para que o usuário o defina.

Observação:

  1. image841.gif - Botões de ordenação serão exibidos quando se utilizar mais de um parâmetro:

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Observações:

  1. A lista de campos somente é atualizada na transição de componentes. Caso seja adicionado algum, na aba Desenho; o mesmo não será listado imediatamente para componentes já existentes na tela. A lista será atualizada quando um novo componente for adicionado ou a estrutura de dados seja atualizada.

  2. Para atribuir o valor de uma variável de sessão em um filtro do relatório, a mesma deve possuir o seguinte escopo "REPORT_FILTER_<nome do filtro>".

  3. Não é possível ter acesso a procedure no assistente SQL do Report Builder 10.

  4. Para filtrar um relatório por um determinado registro corrente do formulário, é necessário que o parâmetro de filtro do relatório possua o mesmo nome do campo que será filtrado.

  5. Nos processos de Importação e Exportação de fontes de dados não são considerados os filtros de pesquisa definidos, apenas as estruturas de seleção das fontes de dados;

  6. Caso exista mais de uma fonte de dados na aba Dados do relatório e tenha sido definido um filtro de pesquisa com o mesmo nome nas diversas fontes de dados, este será considerado como um único filtro de pesquisa (escopo global), inclusive as configurações feitas. Assim, no momento em que o usuário digitar um valor para o filtro de pesquisa com nome idêntico, o valor será replicado para todas as fontes de dados que estiverem usando o filtro de pesquisa.

  7. Caso queira utilizar o critério de pesquisa Between (entre), os parâmetros devem possuir o mesmo nome-base e devem ser sufixados com _inicial e _final. Exemplo: Between (:Data_inicial) And (:Data_final).

  8. Acesse o tópico Filtrando Lista Dinâmica  utilizando de outra Lista Dinâmica em Relatório.

  9. Caso um relatório possua duas fontes de dados sem ligação uma com a outra, os parâmetros que uma possua interferem na outra. Exemplo: Caso uma fonte de dados do relatório possua filtro e uma outra não possua, mesmo que queiramos visualizar os dados da segunda, será necessário preencher os filtros da primeira.

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